O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, restaurou, nesta quarta-feira (16) a alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) instituída pelo governo via decreto.
Com isso, a alíquota mais elevada ao tributo torna a vigorar, e com efeito retroativo, ou seja, operações realizadas desde o dia de sua derrubada pelo Congresso — 27 de junho — que o texto prevê tributação acabaram sendo taxadas.
A versão do texto que passa a valer é a última editada pelo governo, aquela após o Executivo lançar uma medida provisória com alternativas para algumas das operações tributadas.
A diferença é que Moraes derrubou a aplicação do IOF sobre operações de crédito de risco sacado, muito utilizadas no varejo. Nela, fornecedores antecipam o fluxo de caixa de suas vendas.
Conforme antecipou a CNN, Moraes retirou, porém, a vigência do imposto sobre o "risco sacado" -- espécie de operação de crédito, muito usada no varejo, em que fornecedores antecipam o fluxo de caixa de suas vendas.
O ministro aceitou os argumentos do governo e decidiu que "não houve desvio de finalidade" na mudança de alíquotas do IOF e na incidência do imposto sobre planos de previdência complementar (VGBLs).
Com isso, o decreto legislativo aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no mês passado deixa de ter validade e restabelece-se a decisão original do governo.
A única ponderação feita por Moraes diz respeito à operação do varejo.
"O decreto presidencial, no tocante à ampliação da hipótese de incidência por meio da inclusão de novas operações no fato gerador do tributo, incorreu em inconstitucionalidade ao pretender expandir a hipótese de incidência do IOF, naquilo em que determinou a equiparação das operações de 'risco sacado' ao fato gerador do imposto", afirmou o ministro na decisão.
"Ao prever esse 'excesso normativo', o Decreto presidencial pretendeu regulamentar a lei além do previsto constitucionalmente", acrescentou Moraes.
Publicado por João Nakamura, com informações de Luisa Martins, da CNN em Brasília
Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para silvanio@controller-al.com.br e nossa equipe entrará em contato!
Rua da Independencia, 166 - Centro - Delmiro Gouveia / AL - CEP: 57480-000
(82) 3641-1995
Desenvolvido por Sitecontabil © 2022 - 2025 | Todos os direitos reservados